A velocidade de carregamento de um site é um dos fatores mais importantes para uma boa experiência do usuário.
Estudos mostram que uma página que demora mais do que dois segundos para carregar pode levar a uma perda de 53% dos visitantes. Isso ocorre porque a capacidade de atenção das pessoas, principalmente em ambientes digitais, é limitada e cada segundo conta.
Além disso, um site que demora a carregar prejudica a visibilidade nos buscadores, como o Google.
A velocidade de carregamento é um fator importante para o ranking nas buscas e, portanto, para a visibilidade do site.
A boa taxa de carregamento também afeta diretamente as conversões.
Um site lento pode diminuir a credibilidade e a confiança do cliente na marca, o que pode levar à perda de vendas ou clientes em potencial.
O Google PageSpeed é uma família de ferramentas da Google Inc, projetada para ajudar na otimização do desempenho de um site. Foi apresentado na Developer Conference em 2010.
Por fim, a importância da boa taxa de carregamento também está relacionada à usabilidade e acessibilidade.
Fatores que impactam a acessibilidade de pessoas com deficiência física, como usuários de tela, também estão relacionados à taxa de carregamento do site, já que um site lento pode impedir o uso do teclado e outras tecnologias assistivas.
Em resumo, a velocidade de carregamento de um site é essencial para garantir uma boa experiência do usuário, melhorar a visibilidade e conversões, e tornar um site mais acessível para todos.
Portanto, investir na otimização da taxa de carregamento é crucial para qualquer empresa que deseja estabelecer sua presença online de forma efetiva.
Como testar ou media velocidade do site
Para fazer um teste de velocidade do site, existem diversas ferramentas no mecado, vamos citar abaixo duas mais comumente usadas:
- Google PageSpeed
O Google PageSpeed é uma família de ferramentas da Google Inc, projetada para ajudar na otimização do desempenho de um site. Foi apresentado na Developer Conference em 2010.
- GT Metrix
Como melhorar a velocidade do site
Existem diversos fatores que implicam em aumentar a velocidade de um site, dentre eles são:
- Ter uma boa hospedagem de site
- Usar imagens otimizadas
- Se o site foi construído em WordPress, existem plugins pagos e gratuitos devem ser instalados para ajudar na melhora da taxa de carregamento
Velocidade do site Google Analytics
O teste de velocidade do site no Google Analytics é uma ferramenta que permite aos proprietários de sites verificar a performance de seus sites em relação à velocidade de carregamento e realizar melhorias se necessário.
Além disso, o relatório também fornece sugestões específicas de melhorias que podem ser feitas para aumentar a velocidade do site, como otimizar as imagens, minificar arquivos CSS e JavaScript e usar redes de distribuição de conteúdo (CDNs).
O relatório apresenta duas métricas importantes: “tempo de carregamento da página” e “taxa de rejeição”.
O tempo de carregamento da página é medido em segundos e representa o tempo que leva para uma página ser carregada completamente. Quanto menor o tempo, melhor é a velocidade do site.
A taxa de rejeição indica quantos visitantes abandonam o site sem interagir com o mesmo, um alto valor indicaria que o site está tardando muito para carregar.
Ter um site com carregamento rápido é essencial para oferecer uma boa experiência ao usuário, principalmente se você busca conquistar novos clientes e fidelizar os já existentes.
Portanto, o teste de velocidade do site no Google Analytics é uma ferramenta importante que pode ajudar a identificar áreas que precisam de atenção para melhorar a velocidade do seu site.
Esperamos que tenha ajudado.
Se Deseja Aumentar Suas Vendas sem precisar ficar mais dependendo de indicação, entre em contato com a Ukl Mídias e Agende uma Consultoria Gratuita.
Vamos apresentar a você um projeto personalizado ao seu negócio que vai trazer muitas possibilidades a você!